As histórias são uma ferramenta particularmente eficaz para ilustrar impacto social. Ficam na nossa memória, inspiram e levam à ação.
Mas mais ainda. Mostram em vez de “dizer”, são originais e únicas, autênticas e contadas por pessoas reais, com quem nos podemos identificar. Podem ainda, numa única narrativa, conter várias mensagens estratégicas.
Histórias por todo o lado
Uma organização social pode contar muitos tipos de histórias. Histórias sobre a causa que advoga, histórias sobre as pessoas envolvidas nessa causa, histórias acerca das pessoas que são beneficiadas pelo seu trabalho e as histórias de todos os que juntam esforços e talentos para as coisas mudem.
Há também as histórias que ilustram as consequências do problema que se está a tentar evitar e histórias acerca de soluções, que dão esperança às pessoas.
Cada uma destas histórias pode ajudar a comunicar pontos chave da missão da organização, acrescentando “vida” e “emoções” a narrativas que, muitas vezes, assentam apenas em números ou são redigidas num tom excessivamente árido e institucional.
Um recurso poderoso
No mundo dos negócios são muitas as marcas, os líderes e as empresas que estão a usar o poder das histórias na sua comunicação externa e interna. Mas aqui no Estúdio de Impacto acreditamos que é na área social, nas suas organizações, nos seus projetos e com os seus empreendedores, que estão as melhores histórias.
Mais sobre o poder do storytelling, até para unir setores e mudar sistemas, num recente artigo publicado na Standford Social Innovation Review , da criativa e inovadora Ella Saltmarshe.