“Todos temos uma causa, junto causamos mais efeito”, é o mote da Plataforma Causa-Efeito, lançada pela Deco Proteste, que convida os portugueses a exporem as causas que mais os preocupam. Todas as causas apresentadas serão apreciadas pela associação e algumas poderão vir a ser integradas no seu trabalho, mas aquela que for mais votada vai merecer um especial destaque e promoção durante um ano inteiro.
Trabalhar lado a lado
Mais do que juntar reclamações, “o objetivo é lutar pelo bem comum”, que pode passar pelos transportes públicos, limpeza das praias, internamentos de urgência, garantias dos produtos, comunicações, serviços financeiros, água e energia, educação, entre outros.
Rita Rodrigues, responsável pelas relações institucionais, explica que a iniciativa “pretende levar ainda mais longe, de forma construtiva, a comunicação privilegiada que a organização tem com os consumidores”. 400 mil subscritores que se acostumaram a ser ouvidos e contam hoje com o seu apoio, “não apenas em questões ligadas ao consumo, mas também no âmbito da própria cidadania”.
Todos ganham
Rita Rodrigues explica que, através deste modelo de co construção, a Deco-Proteste acaba por ter acesso a informação privilegiada, a partir do terreno, que lhe permite responder cada vez melhor às necessidades e interesses do seu público, aumentando assim a eficácia da sua missão.
Por seu lado, os participantes na campanha ganham um aliado de peso na divulgação das suas preocupações e os apoiantes da causa que reunir mais votos, tornar-se-ão seus embaixadores. Nessa qualidade serão convidados pela Deco Proteste para fazerem parte da solução, trabalhando em conjunto com a associação os dossiers técnicos que forem entretanto preparados pelas suas equipas.
A tecnologia como uma oportunidade?
Com uma grande parte dos associados já com mais de 50 anos, espalhados não apenas pelas grandes cidades, mas em todo o país, a Deco Proteste tem uma especial atenção à utilização de meios digitais. Eles são uma prioridade assumida na sua comunicação, mas o objetivo é usa-los de “forma inclusiva, com regras e sempre com uma especial atenção aos direitos dos consumidores”.
Dentro deste quadro, Rita Rodrigues considera que a Plataforma Causa-Efeito já é uma aposta ganha. A iniciativa, que termina a 13 de maio, chegou a mais de 100 mil pessoas e conta com 90 causas submetidas e um grande envolvimento de todos os que as ajudaram a promover. Associados e não só.
Uma história nacional, que pode inspirar muitas outras, mesmo (e porque não?) em escalas mais reduzidas.